Filosofia e processo de investimento
Nossa filosofia de investimentos se desenvolveu ao longo dos anos, suportada pelas ideias e ensinamentos de Warren Buffett e Charlie Munger. Olhamos fundamentalmente para as empresas por trás das ações, e tratamos o mercado de capitais como apenas um meio para atingir nosso objetivo: sermos sócios de empresas e administradores de alta qualidade, proporcionando retornos bem acima do custo de oportunidade dos nossos clientes.
Nosso processo de investimento tem duas características marcantes: foco e disciplina. Focamos nosso tempo e atenção a uma lista de empresas, organizada por setores, que estão no nosso círculo de competência. Acompanhamos essas empresas metodicamente e temos entre elas uma classificação delineando aquelas em que somos acionistas, as que podemos vir a investir, as que estamos ainda estudando, e as várias outras que seguimos por serem competidoras ou similares àquelas dos três primeiros grupos.
A disciplina vem nas tomadas de decisões, especialmente ao investir, quando buscamos uma porta de entrada que abra um horizonte de altos retornos, além de uma boa margem de segurança, o que pode vir na forma de uma ação com preço descontado ou de uma empresa com potencial de entregar resultados muito acima dos atuais e ainda não precificados pelo mercado. Uma vez feito o investimento, acompanhamos esta empresa muito de perto e somos, realmente, acionistas de longo prazo.
O fato de termos uma carteira de investimentos construída ao longo de anos nos dá a tranquilidade necessária para analisar profundamente qualquer nova ideia e termos uma régua bem alta para as mesmas, evitando erros desnecessários.